No ranking de 180 países que o Building Council (USGBC), criador do sistema Leed, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os que mais certificam, que mais têm construções sustentáveis. Os estados do sul se destacam no contexto nacional e o Rio Grande do Sul, por sua vez lidera na região sul, com uma participação de 26% nas certificações platinas, o mais alto nível do selo.
A informação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração do GBC Brasil, Raul Penteado, durante a abertura da conferência internacional Greenbuilding Council Brasil 2024 nesta manhã, no Teatro da Unisinos, em parceria com a quarta edição do Inovar Sinduscon-RS.
Na abertura do evento, Claudio Teitelbaum, presidente do Sinduscon-RS, recebeu o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correa, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em geral do RS (Sicepot-RS) promoveu um amplo debate sobre os esforços para a reconstrução do Estado após os últimos desastres climáticos.
Teitelbaum destacou a prioridade da gestão em tratar conjuntamente os temas inovações e sustentabilidade, o que justificou a intenção da promoção do evento em parceria com a GBC Brasil, mesmo antes do Rio Grande do Sul ter sido atingido por fortes chuvas desde setembro de 2023. Com a união de esforços entre as entidades representativas de diversos segmentos produtivos fizemos muito, mas não o suficiente.
O dirigente do Sicepot-RS ressaltou os investimentos já feitos e ainda há obras em andamento de grande importância, de reconstrução da infraestrutura gaúcha que irão demandar muitos investimentos nos próximos dez anos, cerca de R$ 100 bilhões.