Porto Alegre recebe drive thru de coleta de produtos descartáveis

Campanha tem o objetivo de viabilizar a destinação ambientalmente correta dos produtos

Crédito: Divulgação

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza, pela quarta vez, a campanha para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo na cidade. No dia 09 de novembro, das 10 às 17 horas, a ABREE disponibilizará um ponto de recebimento no Parque Moinhos de Vento (Parcão) para receber os produtos dos moradores locais. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado desses tipos de resíduos.  

Esta é a primeira campanha itinerante que a entidade realiza após a tragédia que o município enfrentou no início do ano. Ela soma-se a outras ações que a ABREE fez em conjunto com o DMLU e seu parceiro local, a empresa RS Recicla, com o objetivo de ajudar a mitigar os impactos da tragédia.  

Recomenda-se que todos os interessados reúnam os equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar e os levem ao ponto de recebimento. A ação será realizada no formato drive-thru, permitindo que os itens sejam deixados de forma rápida e segura, sem a necessidade de sair do veículo. Serão aceitos para descarte celulares, televisores, computadores, fones de ouvido, micro-ondas, entre outros. 

“Estamos empolgados em realizar, pela quarta vez, a campanha em Porto Alegre, reforçando para a população local a importância de participar da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Assim, contribuímos para a preservação do meio ambiente e incentivamos cada vez mais pessoas a adotarem essa prática, que traz benefícios para todos”, destaca Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE.

DESTINAÇÃO

Como entidade gestora, a ABREE colabora para cumprir legalmente a destinação de 100% dos produtos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes descartados pelos consumidores, de maneira a atender às metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/20, que regulamenta esse segmento.

Para possibilitar que a população local destine corretamente os resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos ao longo do ano, atualmente, existem 377 pontos de recebimento ativos em todo o estado do Rio Grande do Sul, com 63 deles situados na capital, Porto Alegre. Além disso, com a colaboração de parceiros, a rede se expande para mais de 3,5 mil pontos de recebimento em todo o Brasil, alcançando quase 1,3 mil municípios.

No site da associação, é possível encontrar o ponto de recebimento mais próximo ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados