O que abre e o que fecha no feriado de 2 de novembro em Porto Alegre

Pelo feriado cair em um sábado, principal alteração nos serviços da Capital será o fechamento das lotéricas e dos correspondentes bancários

Assim como o comércio, supermercados funcionarão normalmente neste sábado | Foto: Fabiano do Amaral

O feriado de finados, neste sábado, não trará alterações significativas no comércio e nos supermercados de Porto Alegre. No entanto, serviços ligados ao setor financeiro como agências lotéricas e correspondentes bancários não estarão disponíveis.

Conforme o Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do RS (Sincoergs), os estabelecimentos estarão fechados ao público. Contudo, há a possibilidade de funcionamento desde que apenas o proprietário atenda seus clientes. Trata-se de uma possibilidade remota uma vez que as loterias federais, coordenadas pela Caixa, foram antecipadas do sábado para a noite desta sexta-feira.

As agências bancárias já não operam habitualmente aos sábados. O expediente é o mesmo, fechando na sexta-feira e reabrindo na segunda-feira. A opção para quem precisa utilizar de serviços bancários é idêntica a todos os fins de semana: acessar internet banking, aplicativos ou caixas eletrônicos de instituições financeiras. As contas com vencimento no dia do feriado, o pagamento pode ser realizado sem acréscimo de juros até a segunda-feira, dia 4 de novembro.

No comércio, segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), as lojas podem abrir normalmente no sábado com a utilização de empregados, desde que sigam as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho. A jornada deverá ser de 6 a 8 horas. A abertura do comércio de rua fica a critério de cada empresa, enquanto as lojas em shoppings e centros comerciais devem seguir as orientações de cada empreendimento.

Assim como o comércio, os supermercados funcionarão normalmente neste sábado, contanto que o empreendimento tenha aderido ao acordo coletivo, segundo o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS).