A 46ª Califórnia da Canção Nativa foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira. O evento, no Parque Agrícola Pastoril, reuniu autoridades e convidados. Em 2024, o festival acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro. Novamente, o eventoo será realizado no Parque Dom Pedro II, o Parcão, e será gratuito à comunidade.
Na quarta-feira, dia 11, acontece a Califórnia Estudantil, quando os jovens vão apresentar 12 canções. Já na quinta-feira é iniciada a 46ª Califórnia. Da mesma forma que na sexta-feira, 12 músicas vão ser apresentadas ao público em cada dia. As seis classificadas da quinta-feira juntam-se às seis da sexta, que formam a grande final de sábado.
“Entendemos que a Califórnia da Canção Nativa é uma política pública. Além dos músicos e da cultura propriamente dita, temos a chance de movimentar a rede hoteleira, bem como o empreendedorismo do artesanato e gastronomia. Mas sem sombra de dúvidas quem ganha é o público, que tem essa alternativa de lazer para suas famílias”, declarou o prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello.
Além das canções que concorrem na 46ª edição, o público também poderá apreciar as apresentações tradicionalistas de Renato Borghetti, Os Serranos, Tchê Garotos, Jairo Lambari, Grupo Parceria e Quarteto Coração de Potro. A 46ª Califórnia da Canção Nativa é uma realização do CTG Sinuelo do Pago com apoio da Prefeitura de Uruguaiana e produção da Vozes do Sul. O evento também tem o apoio do Pro Cultura, do Governo do Estado e será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube nas páginas da Califórnia em ambas plataformas.