Quase 400 mil novas empresas foram criadas no Brasil, revela Serasa Experian

Indicador é o maior da série histórica iniciada em janeiro de 2010

Crédito: Freepik

Em julho, foram criados 399.643 novos negócios no país, conforme dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Este foi o maior número de aberturas da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. “O ambiente de negócios dinâmico, aliado às políticas governamentais que incentivam o empreendedorismo, tem impulsionado a criação de novas empresas no Brasil. A rápida transformação digital também facilita o início das atividades empresariais com menor necessidade de capital inicial e reduz as barreiras de entrada”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O especialista reforça também a importância do cuidado com a saúde financeira dos negócios: “É crucial ter acesso a recursos adequados, orientação precisa e uma infraestrutura robusta que sustente o crescimento a longo prazo e minimize os riscos de insolvência”.

Em julho, a maior parcela de novas empresas foi criada para o segmento de “Serviços” (73,5%), seguido pelo “Comércio” (19,2%). O tipo de negócio preferido dos empreendedores foi “Microempreendedor Individual” (MEI) (283.936). Ainda segundo o levantamento, em julho, os estados da região Sudeste foram os que mais concentraram abertura de empresas, com São Paulo liderando o ranking (120.888). Em segundo lugar ficou Minas Gerais (42.333) seguido pelo Rio de Janeiro (32.822) em terceiro.

TOMADA DE CRÉDITO

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor.