Eleições 2024: início de votação no RS tem poucas ocorrências e encontro entre Melo e Rosário

Eleitores de 51 municípios do país, incluindo 15 capitais, voltam às urnas neste domingo

População votará para prefeito em cinco cidades gaúchas | Foto: Mauro Schaefer/CP

Eleitores de 51 municípios do país, incluindo 15 capitais, voltam às urnas neste domingo para definir os prefeitos e seus vices. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, serão definidos também os gestores de Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Canoas.

Os eleitos neste domingo em solo gaúcho, assim como os já definidos no primeiro turno, terão pela frente a tarefa de administrar as cidades pelos próximos quatro anos em um dos períodos mais difíceis da história do Estado, com desafios extras em função das enchentes de maio.

Nesta sexta-feira ocorreram as despedidas dos programas de rádio e TV. Disputando a prefeitura da Capital, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), que especialmente nesta segunda etapa vêm destacando as diferenças entre seus projetos, utilizaram a tradicional receita da emoção.

O programa de Melo destacou a aparição de eleitores e apoiadores e os jingles que marcaram a campanha como o “chinelão do povo”. O chapéu, que assim como o chinelo se transformou em marca da campanha, também foi protagonista da veiculação de despedida.

O programa de Rosário, que também apostou na emoção, explorou a necessidade de mudança e focou em recados de políticos e personalidades que a apoiam. Com a música “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, como trilha, políticos e personalidades enviaram recados.

Entre eles, Gil, o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin, José Mujica, Caetano Veloso e Chico Buarque. Neste sábado, último dia de campanha, os dois irão priorizar agendas de rua e o contato direto com eleitores.

*Publicado por Sthefany Canez
Supervisão de Tom Szekir