Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite disse que o volume das chuvas, que irá cair em todo estado, devido à formação de uma ciclone extratropical, não preocupa, mas fez o alerta. “O volume de chuva não nos preocupa, serão cerca de 60 milímetros, mas tempestades de granizo, gerando quedas de árvores, e ventos que podem atingir até 120 km/h, podem causar muitos danos e transtornos nesta quinta-feira”.
Leite também explicou o planejamento do governo com eventuais ocorrências por conta de um agravo no clima. “Estou aqui com o chefe da Casa MIlitar, Coronel Boeira, que já fez as reuniões com todos os (órgãos) que precisam ser mobilizados. Bombeiros, Brigada Militar e também concessionários de serviços públicos, como energia e água, para que a gente possa ter todos eles mobilizados”, ressaltou o governador, que disse inclusive disse ter conversado com esses prestadores de serviços para que tenham equipes prontas e materiais distribuídos para uma resposta rápida em caso de demanda.
A Defesa Civil do Estado já havia emitido um alerta nesta quarta-feira para tempestades com raios, queda de granizo, rajadas de vento intenso e alagamentos pontuais em grande parte do estado. A situação climática se deve à formação de um ciclone no Uruguai que afetou diretamente o estado, derrubando a pressão atmosférica para níveis críticos e organizando uma linha de instabilidade que avança pelo estado.
A Defesa Civil orienta que caso o cidadão seja surpreendido pelo tempo severo, ou alguma outra emergência, busque abrigo e ligue para o 190 ou 193. Também é orientado que se estiver em casa, feche bem portas e janelas e que durante os temporais, se retire da tomada os eletroeletrônicos.