Estrada que funciona como corredor de escoamento de produção recebe melhoria em Nova Santa Rita

Com a enchente de maio, o nível da água ultrapassou todas as medições anteriores e exigiu um estudo técnico, com planejamento e obra no local

No primeiro momento, a estrada está sendo aterrada em um trecho de um quilômetro, com terra e argila | Foto: Jesiel Boschetti Saldanha / Prefeitura de Nova Santa Rita / CP

O trecho das estradas Itapuí e Picadão, em Nova Santa Rita, um importante corredor de escoamento da produção agropecuária do Município, recebe caminhões de aterramento que aumentará em mais de 1,5 metro o leito da via. O local, por ser muito baixo, de acordo com a Secretaria de Agricultura, sofre constantemente com alagamentos. Com a enchente de maio, o nível da água ultrapassou todas as medições anteriores e exigiu, então, um estudo técnico, com planejamento e obra no local.

De acordo com o secretário de Agricultura, Cleomar Pietroski, a intervenção de melhoria na via recebeu investimento de R$ 500 mil. O recurso é oriundo do Governo do Estado e compreende as ações de reconstrução de locais afetados pela enchente. “O serviço conta com o apoio da Subprefeitura Norte e das secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano”. Ele explica que, no primeiro momento, a estrada está sendo aterrada em um trecho de um quilômetro, com terra e argila. “Depois, será colocada a brita”, explica. A região depende dessa via para escoar a produção de hortaliças, arroz e gado.

Nos próximos dias deve iniciar as obras de reconstrução da ponte do Arroio Caju (também chamada de Itapuí), que teve a estrutura danificada pelas fortes chuvas. Após vistorias de técnicos e engenheiros da prefeitura foi identificada a fragilidade da passagem e o risco de queda, devido a uma movimentação no solo. A obra terá investimento de R$ 1 milhão e os serviços devem durar 60 dias.