Preços de hortigranjeiros estabilizam na Ceasa/RS

Dos 35 produtos principais analisados, 19 estiveram com estabilidade em preços, 11 em alta e 05 em baixa

Dos 35 produtos principais analisados semanalmente pela Gerência Técnica da CEASA/RS, 19 estiveram com estabilidade em preços, 11 em alta e 05 em baixa. O período foi marcado novamente pela estabilidade dos preços praticados no mercado. O entreposto apresentou uma significativa movimentação ao longo do período analisado.

Destacaram-se que o tomate, a cebola e o batata, que mantêm preços favoráveis aos consumidores, em função das safras provenientes de outros estados. A produção gaúcha tem aumentado a oferta de volumes a cada dia. Na semana, houve uma maior entrada de pepino salada, que se destacou com uma queda superior a 25% em relação ao valor previamente comercializado. Para os próximos períodos a tendência é se aumente ainda mais a entrada de produtos gaúchos, como pêssego e legumes diversos.

A redução observada no preço do pepino salada, de 25,85%, está diretamente relacionada ao início da safra gaúcha, que intensificou a oferta do produto no galpão do produtor. As condições climáticas favoráveis registradas durante a primavera no estado têm contribuído positivamente para o desenvolvimento das olerícolas, assim favorecendo o desenvolvimento da cultura do pepino salada.

Os produtores relatam que os cultivos apresentam um excelente cultivo no campo, com um grande volume sendo disponibilizado no mercado. O aumento expressivo da oferta no entreposto da Ceasa/RS tem exercido forte pressão sobre os preços, conforme preconiza a lei de oferta e demanda, levando à queda nos valores praticados em relação ao período anterior.