Fraport confirma conclusão de obras para retomada parcial da operação do Aeroporto Salgado Filho

Concessionária destacou entrega da “fase 2” da reforma cinco meses após enchentes em Porto Alegre

Pista passou por limpeza e reforma de 1,4 mil metros | Foto: Fraport / Divulgação CP

A Fraport anunciou, nesta quinta-feira, que completou a “fase 2” das obras para retomada do funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a concessionária, após cinco meses, “serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro”. Há confirmação da retomada de voos para seis terminais do Brasil.

Entre os trabalhos realizados nesta segunda etapa, estão limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 metros da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL.

Também foram recuperados os sistemas de bagagem da área internacional e da área de restituição de bagagem doméstica. A reforma ainda incluiu escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.

Segundo a Fraport, mais de 1,2 mil pessoas trabalharam a recuperação do aeródromo, num cronograma que ocupava as 24 horas do dia para acelerar a conclusão. “Atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal”, salientou.

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.