Depois de 25 anos no PCdoB, Manuela D’Ávila afirma deixar o partido

“Eu não sou uma mulher sem partido por opção”, afirmou a ex-deputada

Manuela esteva filiada ao PCdoB desde 2001 | Foto: Camila Cunha / CP Memória

A ex-deputada Manuela D’Ávila declarou, durante evento do Instituto Conhecimento Liberta, que “depois de 25 anos em um único partido, eu não sou uma mulher sem partido por opção. Eu sou por falta de opção. Por falta de condições de decidir que caminho seguir”.

A informação foi dada enquanto a ex-deputada discorria sobre a crise que os partidos de esquerda vem enfrentando nos últimos tempos. “Hoje eu sou uma mulher sem partido, por isso posso criticar todos eles”, afirmou em entrou momento.

Manuela está filiada ao PCdoB desde 2001 e, pelo partido, foi eleita vereadora, deputada federal e deputada estadual. Concorreu três vezes à prefeitura de Porto Alegre e uma vez à presidência da República, na vaga de vice de Fernando Haddad (PT), em 2018. Em suas disputas ao Legislativo, foi a mais votada em mais de um pleito.

Segundo o vereador Giovani Culau (PCdoB), a desfiliação da deputada ainda não foi formalizada e a direção do partido “está dedicada a um diálogo”. Procurada, Manuela não retornou aos contatos da reportagem.