Preços de hortigranjeiros estabilizam na Ceasa/RS

Dos 35 produtos principais analisados semanalmente, 8 estavam em alta e 8 em baixa

Dos 35 produtos principais analisados semanalmente pela Gerência Técnica da CEASA/RS, tivemos 19 produtos estáveis em preços, 08 em alta e 08 em baixa. Conforme técnicos  são analisados como destaques em alta ou em baixa somente os produtos que tiveram variação de 25% para cima ou para baixo.

O período foi marcado por uma estabilidade de mercado, onde mais da metade dos produtos não sofreram alterações de preços. De uma maneira geral, essa estabilidade de preços ocorreu em baixos patamares nas hortaliças folhosas e brássicas. Destaque também para a estabilidade do preço da cebola, que se fixou nos R$ 2,00 em função das safras do Nordeste e Sudeste, sendo esse um preço muito abaixo do habitual do mercado.

Chamou a atenção também que o produto mais importante na questão do volume comercializado dentro da Ceasa/RS (tomate longa vida) registrou uma importante queda de preço, sendo que essa baixa no preço do tomate longa vida foi devido a maiores entradas de produtos do Sudeste e Centro-Oeste.

O preço do repolho verde reduziu pela alta oferta do produto na Ceasa/RS. Essa alta oferta se dá porque vários cultivos chegaram ao ponto de colheita juntos e, além disso, o clima sem altas temperaturas, sem granizo e sem fortes chuvas nas regiões produtoras tem colaborado para o desenvolvimento dessa cultura.

O repolho comercializado na Ceasa/RS tem origem principalmente das regiões do Vale do Caí, Serra e Litoral Norte (Maquiné), regiões essas que felizmente, nos últimos períodos não têm sofrido com intempéries climáticas, favorecendo uma ótima oferta não só de repolho, como também das demais.

Já o preço da cenoura diminuiu a nível nacional, refletindo na Ceasa/RS. A alta produtividade em lavouras de Minas Gerais e Goiás fizeram que ocorresse um aumento considerável de produtos no mercado. A alta oferta acaba diminuindo fortemente os preços, pois o mercado tem dificuldades de absorver grandes volumes de mercadoria.