A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por meio da Vigilância em Saúde, emitiu alerta sobre um golpe que vem sendo praticado pelo WhatsApp. Golpistas estão utilizando indevidamente o nome da responsável pela equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária, informando falsamente a existência de problemas relacionados a inundações em empresas e solicitando pagamentos por supostos serviços de inspeção ou regularização.
A Vigilância Sanitária esclarece que não faz qualquer tipo de cobrança financeira por suas atividades, que são de responsabilidade do município. As fiscalizações e vistorias são realizadas por profissionais devidamente identificados, com uniforme e crachá oficial. A aplicação de multas só ocorre após tramitação de processo administrativo com amplo direito a defesa, sendo as cobranças realizadas pelas instâncias oficiais da prefeitura, em hipótese alguma diretamente por servidores ou agentes de fiscalização.
A população deve ficar atenta e não aceitar visitas ou fornecer qualquer dado por meio de contatos que não sejam confirmados como oficiais. A Vigilância em Saúde reforça que qualquer suspeita de tentativa de golpe ou abordagem irregular deve ser denunciada imediatamente.
Para dúvidas ou esclarecimentos, os canais oficiais estão à disposição, garantindo que toda comunicação sobre fiscalizações seja realizada de forma segura e transparente: (51) 3289-2400, fone 156 e 156web.