Dois homens são presos em operação contra homicídios em Canoas

Ofensiva ocorreu nos bairros Guajuviras e Igara

Dupla foi presa com armas em Canoas | Foto: Polícia Civil / CP

A Polícia Civil, por intermédio da DRACO de Canoas, realizou operação policial, nos bairros Guajuviras e Igara, com a finalidade de prender criminosos e apreender armas de fogo utilizadas em disputas territoriais por facções rivais. A ação ocorreu nesta quarta-feira, resultando na prisão de dois homens.

Trabalho que está sendo compartilhado com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, haja a vista a suspeita de que as armas e munições apreendidas possam estar vinculadas às recentes execuções ocorridas no município.

A investigação teve início há dois meses, assim que se detectou um aumento no número de homicídios, notadamente na área do bairro Niterói, em que duas facções estão disputando espaço. Representou-se por 7 mandados de busca e apreensão com o intuito de se prender criminosos e retirar de circulação armas de fogo.

Em dois apartamentos localizados no Residencial Guajuviras I e II foram presos dois indivíduos. Com o primeiro, M.A.O.M., 38 anos, que faz uso de tornozeleira eletrônica, com antecedentes por homicídio (4x), tráfico de drogas (2x), lavagem de dinheiro, posse e porte de arma de fogo (2x), entre outros, foi encontrada e apreendida uma pistola 9mm, de fabricação espanhola, municiada com dois carregadores completos; ao passo que com o segundo, J.V.C.P., 22 anos, antecedentes por posse e porte de arma de fogo (4x), tráfico de drogas, entre outros, estava na posse de munições dos calibres 12 e 9mm.

De acordo com o Delegado Gustavo Bermudes, a operação de hoje tem como escopo conter os ânimos das facções rivais, as quais protagonizaram nos últimos dias uma alavancada em crimes de natureza grave contra a vida.

O Delegado Regional, Dr. Cristiano Reschke, ressalta a importância em se dar uma pronta e efetiva resposta aos casos graves ocorridos em Canoas, notadamente que envolvam disputas de grupos criminosos antagônicos, os quais culminam, por vezes, com a morte desses integrantes.