Nesta quarta-feira, 16, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS celebrará o Mês do Idoso com um evento especial, planejado com muito carinho para homenagear vovôs e vovós. Em um ambiente alegre e acolhedor, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de uma tarde repleta de atividades, música e interação social, reforçando a importância de se valorizar a terceira idade em nossa sociedade. O evento ocorrerá das 14h às 16h.
A Escola de Samba Filhos de Maria trará sua energia contagiante, convidando os idosos a se soltarem e dançarem ao som de ritmos vibrantes. Já o Banco de Alimentos, que neste dia comemorará o Dia Mundial da Alimentação, promoverá experiências lúdicas com jogos temáticos relacionados à alimentação, incentivando o bem-estar físico e mental dos idosos.
Além disso, o evento contará com dois espaços dedicados a atividades recreativas. O Banco de Livros preparou um ambiente especialmente voltado para o lazer, com jogos clássicos como Fla-Flu, aero rock e sinuca.
Durante a tarde, os participantes também receberão kits e brindes, além de um lanche especialmente preparado para o evento. A celebração foi cuidadosamente organizada para atender cerca de 150 idosos, que são beneficiados por projetos voltados à saúde e ao bem-estar, promovidos pelos Bancos de Livros e Banco de Alimentos.
O evento também oferecerá serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, testes de glicose e orientação sobre a prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa, além de cuidados voltados à saúde mental, com foco na prevenção do suicídio. O espaço contará com uma área coberta para garantir o conforto dos participantes. O encontro, que será restrito a grupos previamente agendados, reunirá idosos de diferentes bairros de Porto Alegre, atendidos pelos projetos dos Bancos Sociais.
A bibliotecária Neli Miotto, uma das idealizadoras da ação, reflete sobre a importância do evento: “O idoso de hoje é muito mais ativo do que o de 20 anos atrás. Eles vivem mais, são mais presentes e precisam dessas conexões sociais para manter a saúde física e mental. Com a pandemia e enchentes, muitos ficaram isolados, e essa é uma oportunidade para mostrar que o importante é estarem presentes, interagirem e não se trancarem em casa.”
A tarde será uma oportunidade de fortalecer os laços de convivência e cuidado com essa geração que tanto contribuiu para a nossa sociedade.