Suspeito de tentar matar PM em 2018 é preso em Porto Alegre

Criminoso foi detido por agentes da 3ª Delegacia de Homicídios no bairro Bom Jesus

Foto: Polícia Civil

Um suspeito de atuar como assassino do crime organizado foi preso, nesta terça-feira, em Porto Alegre. O homem de 25 anos era um dos alvos da 3ª Delegacia de Homicídios (3ª DHPP) no bairro Bom Jesus, na zona Leste, onde permanecia sob abrigo de uma facção oriunda da localidade. Ele é suspeito de tentar matar um policial militar, em 2018, além de somar quase 10 anos de condenações.

O criminoso foi preso devido a uma condenação de roubo majorado. Entretanto, não é descartado o envolvimento dele em assassinatos na zona Norte da Capital em 2023, quando dois grupos criminosos disputavam pontos de tráfico no bairro Mario Quintana.

Ali, a investigação indica que o bandido chegou a integrar uma quadrinha no Loteamento Timbaúva, mas acabou sendo expulso. Isso porque os comparsas desconfiavam que ele seria um infiltrado da facção do bairro Bom Jesus no local. Foi então que, no final do ano passado, o homem de fato teria auxiliado criminosos da zona Leste a retomar pontos de tráfico durante o conflito.

Ele também responde pela tentativa de homicídio de um PM. O fato ocorreu no dia 13 de abril de 2018, às 16h, no bairro Vila Jardim. De acordo com a denúncia, o preso e um adolescente trocaram tiros com um soldado na Praça Baltazar de Bem. O militar escapou ileso, mas o traficante acabou sendo atingido por um disparo na região abdominal.

O titular da 3ª DHPP, Thiago Zaidan, aponta que a prisão dele é prova do compromisso da Polícia Civil com a garantia da paz social e a responsabilização de foragidos. “Asseguro um tratamento rígido a criminosos, sobretudo aos que atentam contra a vida de profissionais dos órgãos de segurança pública”, enfatizou o delegado.