As expectativas para a Black Friday de 2024 são otimistas: 43% dos consumidores pretendem gastar mais do que no ano anterior. Os dados são da pesquisa realizada pela Dito, em parceria com a Opinion Box, e revelam que 55% dos entrevistados já planejam fazer compras na edição deste ano, que acontecerá no dia 29 de novembro.
O levantamento foi feito no primeiro semestre, 33% dos entrevistados ainda não sabiam se fariam compras ou não. No entanto, o interesse pelas ofertas tende a aumentar conforme a data se aproxima. Cerca de 40% dos consumidores revelam que só definem se vão aproveitar as promoções em novembro, sendo 7% no dia da Black Friday e 19% durante a semana.
De acordo com o “Panorama do Consumo Black Friday 2024”, produzido pela Globo, quase 50% do público começa a pesquisar com um mês ou mais de antecedência. Quando perguntados sobre qual faixa de desconto consideram ao realizar uma compra, 61% relatou ficar satisfeito com descontos de até 50%.
Já 39% dos respondentes alegaram considerar efetuar uma compra tendo acesso a descontos acima de 50%. Além disso, outras vantagens também podem convencer o consumidor, como frete grátis, entrega rápida, pagamento flexível e oportunidade de presentear outra pessoa.
CELULAR
Nos meses que antecedem a data, ferramentas como o Google Trends começam a identificar o aumento no volume de buscas em diversos produtos, com pesquisas como “celulares da promoção”, “eletrodomésticos Black Friday”, “preço sapato masculino” ou “Black Friday de tênis”.
Muitos lojistas iniciam os anúncios de descontos antes do período oficial da Black Friday e é preciso ficar de olho para que não se esgotem. A Serasa indica visitar o site da loja desejada e se inscrever para receber ofertas por e-mail ou SMS. Assim, quando a data comemorativa chegar, é possível ser informado sobre os descontos em primeira mão.
A pesquisa da Globo elencou os maiores interesses de compra. No topo da lista estão os smartphones, com roupas e acessórios em segundo lugar e eletrodomésticos em terceiro. Logo em seguida estão os calçados, sejam eles tênis, sapatos sociais ou calçados mais femininos.
Mas não são apenas os produtos físicos que chamam a atenção dos consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Big Tech, 72% dos brasileiros esperam encontrar ofertas de viagens na Black Friday, enquanto 56% buscam descontos em cursos. O setor de saúde também está em alta: 43% demonstram interesse em promoções de medicamentos sem prescrição.
PRORROGAÇÃO
Segundo pesquisa realizada pelo Pagar.me, em parceria com a E-commerce Brasil, a Black Friday antecipada foi a principal estratégia de promoção para 36,7% dos empreendedores digitais no ano passado.
Enquanto antigamente os consumidores contavam os dias para a chegada da famosa sexta-feira, hoje é cada vez mais comum ver as marcas antecipando suas ofertas e estendendo as promoções por toda a semana ou até mesmo pelo mês inteiro. Em alguns casos, os anúncios começam a aparecer ainda em outubro.
Ao distribuírem as vendas ao longo de um período maior, essa estratégia permite que os varejistas aliviem a sobrecarga nos sistemas de e-commerce e logística, além de capturar a atenção dos consumidores antes que sejam sobrecarregados por uma avalanche de ofertas.
Outra tendência é a Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira após a Black Friday. Em 2023, as vendas desta data registraram uma alta de 24,3% no e-commerce em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
A data estende o entusiasmo das compras, atraindo os consumidores que podem ter perdido as promoções do fim de semana ou estão em busca de novas ofertas. Para os lojistas, é uma oportunidade de vender o que sobrou da Black Friday e aumentar o faturamento.