O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que, em setembro, o faturamento do Varejo caiu 3,3% em comparação com o mesmo mês de 2023. O resultado já considera o desconto da inflação. Este é o sétimo mês consecutivo sem crescimento do comércio. Na Região Sul a queda foi de 2,1%.
Em termos nominais – que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação – houve alta de 1,1%.
Bens Duráveis e Semiduráveis recuou 4,5%, influenciado principalmente pelo setor de Vestuário & Artigos Esportivos. Já o macrossetor de Serviços caiu 3,6%, com a maior variação negativa observada em Estética & Cabeleireiros.
Em Bens Não Duráveis teve retração de 2,9%, impactado principalmente pelo setor de Postos de Combustíveis.
“Um dos fatores que pode ter afetado o desempenho do Varejo foi o efeito de calendário. O mês de setembro em 2024 contou com um domingo a mais, dia tradicionalmente fraco para o comércio. Em 2023, houve ainda um sábado adicional que caiu no início do mês, período favorável ao consumo por causa do recebimento de salários. Essa diferença gera uma mudança significativa na dinâmica mensal do comércio”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
Em termos nominais, ou seja, que refletem a receita observada pelo varejista, o e-commerce cresceu 0,9% em setembro. Nas vendas presenciais, a alta foi de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2023.