Aeronave faz voos de aferição de equipamentos para reabertura do Salgado Filho

Testes são necessários para garantir segurança de pousos e decolagens na pista modificada

Foto: FAB / Divulgação

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), da Força Aérea Brasileira, realiza voos para aferições dos equipamentos que auxiliam os aviões nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem na aeroporto Salgado Filho.

Esta atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, danificada pela enchente de maio de 2024.

O GEIV fará a verificação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que o documento de homologação seja emitido.

O Papi é um equipamento que auxilia o piloto, pois fornece orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. Já o Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos. Em Porto Alegre, ele está junto ao DME, que fornece informações de distância.

O GEIV é a unidade da FAB especializada no aferimento de sistemas de navegação aérea. Além disso, é atribuição do grupo homologar novos procedimentos de tráfego aéreo, quando publicados pela divisão de Cartografia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira.