Os candidatos Airton Souza (PL) e Jairo Jorge (PSD), que vão disputar o segundo turno das eleições municipais de Canoas, deram início nesta segunda-feira à corrida em busca de apoio dos candidatos que ficaram de fora desta segunda etapa eleitoral. A ideia é aumentar o número de votos, fortalecer e expandir a divulgação das propostas de governo e angariar a confiança de mais eleitores.
Mais votado quer união do campo centro-direita
O mais votado no domingo, com 51.412 votos, Airton Souza começou a segunda-feira com agenda cheia, focando em entrevistas e reuniões. Porém, o contato com possíveis aliados neste segundo turno começou ainda no domingo, logo após a apuração dos votos.
“Já fechamos com o PRB, do Márcio Freitas, e estamos avançando com outras siglas. Tenho certeza que teremos um bloco bem robusto”, disse, se referindo aos partidos de centro e da direita. “O nosso campo político estava dividido entre quatro candidaturas no primeiro turno, vamos também dialogar com esses eleitores.”
Para ele, o segundo turno é a continuidade do trabalho de campanha. “Vamos seguir dialogando com as pessoas e apresentando nossas propostas junto às comunidades de bairro e com a cúpula do alto empresariado. Vamos trabalhar para ampliar a aliança.”
Segundo o candidato, a reconstrução da cidade é uma das propostas centrais do plano de governo. “Zeladoria urbana, reconstrução dos diques, construção de novos diques especialmente nos bairros Mato Grande e São Luís. A saúde precisa de um olhar especial. Existem pessoas que aguardam há 10 anos por uma cirurgia de hérnia ou de vesícula.”
Airton Souza criticou a atual gestão pelo que considera péssimo uso do recurso público. E garantiu que vai trabalhar com efetividade. “Estamos bastante confiantes e seguiremos trabalhando com os pés no chão e muita humildade.”
Atual prefeito quer ampliar mobilização
Com o apoio de 11 partidos, que formam a aliança Avançar e Reconstruir (AMAR) e após conquistar 43.380 votos, o prefeito e candidato à reeleição Jairo Jorge (PSD) teve agenda cheia e também com o objetivo de atrair apoiadores.
“Nós já estamos em tratativas com os partidos para buscar apoio. Vamos reunir os nossos 150 candidatos da coligação e fazer uma grande mobilização.”
Jairo Jorge avaliou que o número de votos brancos, nulos e de abstenções foi muito grande (que somados representaram quase 50% do eleitorado) e pretende, neste segundo turno, reverter essa situação com “debates mais expressivos e apresentação das propostas.”
O prefeito considera o segundo turno uma nova eleição, com particularidades e motivações de natureza diferentes. “No primeiro turno as pessoas votam com o coração, votam no seu candidato. No segundo turno votam com a razão, pois são apenas dois nomes. Você vai escolher o que considera melhor e por isso a importância do debate, demonstrando a biografia, experiências e propostas.”
Jairo Jorge reforçou que seguirá fazendo uma campanha propositiva e afirmativa, com humildade e profundidade na apresentação e detalhamento das propostas.
Segundo ele, os temas centrais do seu plano de governo serão sistema de proteção contra as cheias, com a construção de diques, elevação daqueles já existentes e a instalação de alarmes, e a reconstrução da cidade.
“Vamos trabalhar para que não se repita o que aconteceu. Das 44 escolas, apenas duas não estão operacionais. Estamos trabalhando efetivamente para recuperar os prédios que foram atingidos.”