DMLU recolhe 18 toneladas de material eleitoral, em Porto Alegre

Além das 18 toneladas, foram emitidos dois autos de infração. No pleito de 2022, foram recolhidos 9,5 toneladas de propagandas eleitorais e emitidos 200 autos de infração.

Santinhos estavam estre os materiais recolhidos | Foto: Mauro Schaefer

O mutirão de limpeza das equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no domingo do primeiro turno de eleição, em Porto Alegre, resultou no recolhimento de 18 toneladas de material eleitoral. Os resíduos foram encaminhados para o aterro sanitário de Minas do Leão. O mutirão de limpeza começou após o encerramento da votação, às 17h, e seguiu até 23h, com 370 trabalhadores, entre garis, motoristas e operadores, e 23 caminhões.

Dois autos de infração por descarte irregular de resíduos de campanha foram emitidos pelos agentes da Diretoria Geral de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg). Também foram feitas 22 vistorias pelo Serviço de Fiscalização. O DMLU vai reunir toda a documentação sobre o recolhimento das propagandas políticas e encaminhar ao Ministério Público Eleitoral.

No pleito de 2022, o DMLU recolheu 9,5 toneladas de material de campanha em Porto Alegre e foram emitidos 200 autos de infração de descarte irregular de propagandas eleitorais. Os principais itens recolhidos pelos garis foram os chamados “santinhos”, além de materiais diversos.