Uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari, Muçum deve registrar um alto número de abstenção nas eleições municipais deste ano. Entre os principais motivos apontados, está o fato de muitos moradores ainda estarem fora de suas casas. Além disso, há um número grande de eleitores morando em Bento Gonçalves e, por conta da dificuldade de chegar à cidade, não compareceram para votar.
No maior colégio eleitoral de Muçum, na Escola Estadual General Souza Doca, que também foi afetada pelas enchentes, algumas seções foram transferidas. A mudança confundiu alguns eleitores, como a costureira Larissa Sebben, que, aos 18 anos, votará pela primeira vez. “Minha seção era aqui e não sabia que havia mudado o local. Por ser a minha primeira votação, estou bastante nervosa, mas tranquila com minha decisão”, afirma.
A cidade não apresentou problemas com urnas e, durante a tarde, a votação ocorre de forma tranquila. Muçum tem dois postulantes à prefeitura e 32 candidatos a vereador registrados para disputar a eleição, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
*Postado por Augusto Edinger / Estudante UniRitter-FAPA
*Supervisão de Sinara Félix