*Rafaela Rey/Estudante PUCRS
O Serial Bridges, workshop realizado pelo Series Mania Institute, da França, chegou ao fim e o projeto de série premiado é “Os Guardiões”, da produtora Cinefilm (SP), representado pela dupla Fernanda Senatori e Mariane Nunes e pelo diretor José Eduardo Belmonte, que assina a criação junto com a cineasta indígena Graciele Guarani.
“Os Guardiões” conta a história de indígenas que, cansados da destruição da floresta, criam uma patrulha armada para defender seu território. Anunciado no início desta tarde no RioMarket, do Festival do Rio, o prêmio consiste em duas credenciais e passagens aéreas para que showrunner e roteirista do projeto participem da próxima edição do maior evento do mundo dedicado a obras seriadas, o Series Mania, em Lille, na França, em março de 2025.
“Essa iniciativa valida o nosso projeto e sua potência para trafegar no mundo. Faz com que ele se torne mais forte para o mercado internacional. É um projeto brasileiro, mas com temática universal”, comemorou a produtora Fernanda Senatori. O júri responsável pela seleção do projeto foi composto por Koby Gal Raday, produtor e CEO do Janeiro Studios; Marina Reginato, analista de conteúdo Dramaturgia Originais no Globoplay; e Guga Valente, gerente sênior de Estratégia de Conteúdo no Globoplay. Os jurados também concederam uma menção especial ao projeto “Picolé, Pintinho e Pipa”, da Black Pen Filmes (RJ), representado por Gustavo Melo e Mariana Veil.
Durante a última semana, os oito projetos selecionados participaram de atividades de formação e consultoria para desenvolver seus projetos de séries, com mentoria da área de roteirização com profissionais como Eszter Angyalosy e Camila Agustini, além de atividades com os especialistas no mercado europeu de coproduções Steve Matthews (Banijay), Guillaume Pommier e Jerômine Ader (ambos da Federation Entertainment).
A segunda edição do Serial Bridges Rio reuniu algumas das maiores produtoras de audiovisual do Brasil e os projetos escolhidos para participar do workshop foram: “Dog Walker”, da Beirada Produções (RJ), com participação da dupla João Hombeeck e Milla Monteiro; “Labirinto”, da Muritiba Filmes (Curitiba), com Mano Cappu e Juliana Sakae; “Ligações Perigosas”, da Indústria Imaginária (RJ), com Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Nauenberg; “Mulher de Ferro”, da Sanuto Produções (RJ), com Jarsom Wayans e Emanuele Cristina Sanuto Barbosa Mendes; “Picolé, Pintinho e Pipa”, da Black Pen Filmes (RJ), com Gustavo Melo e Mariana Veil; “Tornando-se Tarsila”, da Gullane Entretenimento (SP), com Janaína Tokitaka e Ana Saito; “A Verdadeira História de Pedro”, da Ocean Films (Florianópolis), com Aleksei Abib e Analu Bambirra; e “Os Guardiões”, da Cinefilm (SP), com Fernanda Senatori e Mariane Nunes. Todos os projetos têm roteiros originais para primeira temporada.
*Com supervisão de Tom Szekir