Maior cidade da região Metropolitana depois da Capital, Canoas é o terceiro colégio eleitoral do Estado e também pode ter segundo turno (347.657 habitantes, sendo 259.585 votantes). No município, seis candidatos estão disputando a prefeitura.
O prefeito Jairo Jorge (PSD) concorre à reeleição, em uma coalizão formada ainda por PDT, PSB, Podemos, Avante e duas federações partidárias: PT/PCdoB/PV e PSDB/Cidadania. A vaga de vice na chapa ficou com o PT, que indicou a vereadora Maria Eunice Wolf.
A ex-vice-prefeita Beth Colombo (Republicanos) concorre agora ao comando do Executivo. Seu partido forma uma aliança com o MDB e o DC. Coube ao DC a indicação do atual vereador Gilson Oliveira como vice.
Também à frente de uma coligação está o candidato do PL ao Executivo, Airton Souza, que hoje detém mandato de vereador. Ele está aliado ao União Brasil e ao PP. O União indicou Rodrigo Busato como candidato a vice na chapa.
Três candidaturas concorrem com chapa pura. A de Odirlei Campiol, do Novo, que tem como vice Alini Artioli. A de Rodrigo Gehrat (PSol), cuja sigla forma uma federação partidária com a Rede. Sua vice é Danielle Kroeff (PSol). E a de Marcio Freitas (PRD). Seu vice é Altair Stello.
Em Canoas estão registradas 342 candidaturas para a Câmara de Vereadores.