O avião que transportava o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e precisou retornar para o aeroporto de origem, teve um problema técnico ainda não especificado após a decolagem, que resultou em uma “alta vibração em uma das turbinas”. A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde desta quinta-feira, 3. A aeronave presidencial VC-1, que transporta o presidente de volta ao Brasil, após a visita do mandatário ao México, apresentou um problema técnico na quarta-feira (2).
A nota, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, afirma ainda que os procedimentos operacionais padrões foram seguidos imediatamente pela tripulação, que também adotou todas as medidas de segurança recomendadas.
Ainda seguindo o comandante, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já se encontra no México para investigar o ocorrido.
“Importante ressaltar que, mesmo diante de uma situação adversa, o permanente preparo e a capacitação da tripulação, assim como o funcionamento dos sistemas da aeronave asseguraram que o pouso fosse realizado de maneira segura, sem riscos à integridade dos que estavam a bordo”, escreveu Damasceno.