Prefeitura de Canguçu decreta situação de emergência

A medida foi tomada em função dos estragos causados pela chuva da última semana

A maioria dos destelhamentos ocorreram na zona rural | Foto: Jardel Lopes dos Santos / Defesa Civil de Canguçu/CP

As chuvas que começaram na madrugada de 25 de setembro, em Canguçu, no sul do Estado trouxeram muitos estragos para o município. Por este motivo o prefeito, Vinícius Pegoraro assinou decreto de emergência nesta quinta-feira.

Segundo o documento, no dia 25 choveu 201,6 milímetros, com rajadas de vento forte e granizo, o que danificou várias residências. Na agricultura os prejuízos foram estimados em mais de R$ 7,3 milhões e na pecuária pouco mais de R$ 55 mil, além de danos na infraestrutura de produção, pontes de madeira, galerias e bueiros, resultando em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. O decreto tem validade de 180 dias.

No dia do temporal mais de 200 famílias foram atendidas. A localidade mais afetada foi o Arroio das Pedras, no 5º distrito. Segundo o coordenador municipal da defesa civil, Rodrigo Milech, a prefeitura já entregou 20 rolos de lonas aos atingidos e realizou a aquisição de 3420 telhas que foram entregues nesta quarta-feira. “Já começamos a entregar nas comunidades atingidas. Agora iremos encaminhar o decreto para homologação estadual e reconhecimento federal para buscar auxílio financeiro para as ações de restabelecimento das residências, pontes e demais estruturas públicas que foram danificadas pelo evento climático adverso”, justifica.