Sebastião Melo se licencia para focar na campanha à reeleição em Porto Alegre

O vice-prefeito Ricardo Gomes assumirá o Executivo até o domingo, data do primeiro turno; Anúncio oficial, feito na tarde desta quarta-feira, já vinha sendo especulado

Foto: Pedro Piegas / Correio do Povo

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) se licenciou do cargo por cinco dias. O objetivo é focar na campanha à reeleição nesta reta final: o primeiro turno ocorre neste domingo. Até esta data, o vice-prefeito, Ricardo Gomes (sem partido), assumirá o Executivo.

“O prefeito de Porto Alegre se licenciou do cargo, por cinco dias, na tarde desta quarta-feira, para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral na reta final do primeiro turno. O vice-prefeito, Ricardo Gomes, assume o Executivo até domingo, 6. A transmissão do cargo ocorreu no Paço Municipal. O prefeito retomará as atividades na segunda-feira”, disse nota emitida pela prefeitura.

Melo ainda chegou a enviar um ofício ao presidente da Câmara Municipal informando que estaria “em gozo de férias das 15h do dia 2 até o dia 6 de outubro do corrente ano”.

A possibilidade vinha sendo especulada e gerando expectativa. A decisão dependia do clima. Conforme adiantou a coluna de Taline Oppitz na segunda-feira, o emedebista só deixaria provisoriamente o cargo caso as chuvas que caíram nesta semana permitissem. Ou seja, não fossem em em volume suficiente para causar grandes transtornos na cidade.

Na terça-feira de ontem, o prefeito voltou a reforçar que, “se continuar a chuva, eu não vou tirar; Se parar, eu vou tirar”. A chuva parou e a primeira agenda integral de Melo como candidato ainda está sendo organizada, mas prevê, entre outros compromissos, gravações para os programas eleitorais de rádio e TV, que deixam de ser veiculados nesta quinta-feira, caminhadas pela cidade, entrevistas e atos com candidatos proporcionais da coligação.