Avião da FAB que vai resgatar brasileiros no Líbano chega a Lisboa, em Portugal

Embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, está reunindo informações por meio de formulários online de quem deseja voltar

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano decola do RJ - Fotos: Gov BR/ FAB

O primeiro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que vai repatriar de brasileiros e familiares no Líbano pousou em Lisboa, capital de Portugal, no fim da manhã desta quarta-feira (2), às 14h10 no horário local. Segundo o Itamaraty, cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil, mas a quantidade de viagens será definida conforme a demanda. O governo federal afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute, capital libanesa, está reunindo informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.

A parada na capital portuguesa já estava prevista no plano de voo, assim como aconteceu com as aeronaves que repatriaram brasileiros durante o conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel. O governo espera trazer, nesta viagem, de 230 a 240 pessoas. O sul do Líbano foi invadido por Israel na noite de segunda-feira (30), pela primeira vez desde 2006, quando ambos os países estavam em guerra. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a operação de repatriação no mesmo dia.