A consolidação do delivery na vida do brasileiro tem trazido algumas mudanças de hábitos de consumo e criado oportunidades para os empreendedores do setor de alimentação. É o que mostra a primeira edição do Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion. O relatório está disponível por completo no iFood para Parceiro: parceiroifood.com/relatorio-para-restaurantes
Um dos destaques é o crescimento de pedidos de café da manhã, que tiveram um aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias. Neste momento do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta um nicho com espaço para ser explorado.
Outro momento do dia que tem conquistado os usuários do delivery é a madrugada, turno que registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é grande: neste momento do dia, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior quantidade de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.
“Ter acesso a dados e informações de qualidade nos ajuda a tomar decisões melhores. Ao chegar a 100 milhões de pedidos no mês, em agosto, tivemos certeza de que era a hora de dividir informações que podem ajudar os parceiros na construção de estratégias e apoiar o crescimento de todo o ecossistema de restaurantes”, afirma Arnaldo Bertolacci, vice-presidente de Restaurantes do iFood. “Há informações variadas no relatório, como curiosidades e oportunidades reveladas a partir do comportamento do consumidor no delivery de comida”, diz.
PEDIDOS
Os lanches e a comida brasileira se destacam entre as culinárias preferidas pelos clientes da plataforma, figurando entre os cinco pratos mais pedidos em todos os turnos do dia. No almoço, 38% dos pedidos são por culinária brasileira. As marmitas também são bastante consumidas no dia a dia, ocupando o sexto lugar no ranking geral, tendo tido um aumento de 6 vezes entre os anos de 2019 e 2023.
Já aos fins de semana, o consumidor está mais aberto a “tentações gastronômicas”: 61% do consumo de pizza é feito de sexta a domingo no iFood, por exemplo. No domingo, há uma maior venda de doces, comida italiana e pedidos em padarias, sendo o único dia da semana em que refeições tradicionais não figuram nos Top 10 de culinárias preferidas.
O Relatório para Restaurantes também aponta as diferentes motivações para o consumidor pedir pelo delivery, dependendo do momento. No cotidiano, os clientes com restrições, como limitação de tempo, acabam optando pela comodidade do serviço, pedindo pratos individuais e snacks entre refeições. Mas há também motivações em pedir um delivery para contemplar experiências mais coletivas, como refeições em família, receber amigos em casa e celebrações.