O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou decreto concedendo gratuidade no transporte público municipal no próximo domingo, devido às eleições municipais. A ideia, segundo ele, é democratizar o sistema de transporte para que todos possam utilizá-lo neste período específico, para que ninguém deixe de votar por não ter como se deslocar até as zonas eleitorais.
O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, ressaltou a importância da tarifa gratuita no dia das eleições para uma ação além da defesa da democracia, garantindo o voto da população, mas também como uma forma de facilitar a locomoção daqueles que foram afetados pela enchente e ainda não conseguiram retornar para as suas casas.
O representante do Consórcio Operacional Leopoldense (Coleo), Marco Aurélio Zang, responsável pelo transporte público no município pontuou que, “através do transporte público é possível que os cidadãos possam exercer seus outros direitos básicos garantidos pelo estado. A prefeitura assumir a tarifa neste dia, assim como é feito em outras datas especiais, é mais um exemplo de que São Leopoldo trabalha para a consolidação dos direitos da cidadania.”
Em Nova Santa Rita, o prefeito Rodrigo Battistella também determinou que os eleitores terão direito à gratuidade no transporte coletivo durante o domingo das eleições. O passe livre vale para todas as pessoas que necessitam do sistema, o que deve permitir acesso facilitado aos locais de votação. Na cidade, os ônibus vão operar com a tabela horária dos dias úteis. O serviço estará disponível das 7h às 18h, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da resolução 23736/2024.