masterbetting pusulabet bedava bonus bonus veren bahis siteleri 2024 deneme bonusu forum yatırımsız deneme bonusu deneme bonusu veren bahis siteleri 2025 slot siteleri 2025

Semana econômica do Brasil tem foco no fiscal

BC divulga seus números sobre o quadro fiscal nesta segunda

Crédito: Freepick

A semana econômica no Brasil será marcada pela baixa divulgação de indicadores econômicos e maior atenção com o cenário externo. O Banco Central vai divulgar o Boletim Focus, com economistas provavelmente atualizando a deterioração da expectativa de inflação para 2025 e 2026 e aumento da projeção da taxa Selic para este ano, 2025 e 2026, após o próprio Banco Central piorar suas estimativas do índice de preços no Relatório de Inflação divulgado na última quinta-feira, 26.

“Fatores para essa piora nas expectativas são as mesmas: atividade econômica acima do projetado inicialmente e mercado de trabalho mais apertado; efeitos da seca no preço dos alimentos e na energia elétrica; alta do dólar; e risco fiscal”, comenta Leandro Manzoni, analista da plataforma Inveting.com. O quadro das contas públicas também será focado na segunda-feira, 30: o Banco Central divulga seus números sobre o quadro fiscal, apresentando os dados dos resultados primários e nominal, além da trajetória do endividamento público.

Com isso, os economistas estão revisitando a velocidade e a taxa terminal neste atual ciclo de aperto monetário. Se as projeções da taxa terminal variavam entre 11,25% e 12% antes do início da alta da Selic, neste momento 12% está se tornando o piso. Há economistas elevando suas projeções para uma taxa terminal de 13,75%. Resta saber se o tom duro do Copom sinalizado na ata, além da deterioração de suas projeções sobre inflação, condiz com essa expectativa de mercado em meio a um ciclo de flexibilização monetária nas principais economias avançadas.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Na terça-feira, 1, o destaque será o Índice PMI da Indústria de Transformação de setembro, que será divulgado pela S&P Global às 5h. Esse índice mede a atividade industrial e é um termômetro sobre a saúde econômica do setor no Brasil. Já na quarta-feira, 2, a atenção será para a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, que detalha a evolução da produção industrial no país e pode fornecer pistas sobre o comportamento do PIB no terceiro trimestre.

Na quinta-feira, 3, o Indicador Antecedente de Emprego da FGV será uma prévia importante para avaliar o mercado de trabalho brasileiro. Mais para o encerramento da semana, há expectativa de dois importantes relatórios do Tesouro Nacional serem divulgados: o Relatório Mensal da Dívida Pública e o Resultado Primário do Governo Central de agosto, que serão divulgados em data ainda não especificada. Na sexta-feira, 4, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) divulga o resultado da balança comercial do mês de setembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com