Municípios da região Sul do Rio Grande do Sul enfrentam diferentes problemas após o temporal que atingiu o estado. Vias obstruídas, pessoas em abrigos e pontos de alagamento estão entre as dificuldades.
Em Pelotas, ruas tiveram que ser fechadas para veículos, conforme a Secretaria Municipal de Trânsito devido ao excesso de água. É o caso da Almirante Tamendaré, com Santos Dumont e a Salvador Hitta Porres, na Vila Farroupilha. Segundo o secretário da pasta, Flávio Al Allam, a medida é necessária para que os veículos não joguem água nas residências. Segundo a Embrapa, somente hoje já choveu 42.8 milímetros.
Em Rio Grande, 28 pessoas estão no abrigo instalado na escola municipal de educação infantil da Vila da Quinta devido ao transbordamento do Arroio das Cabeças. A prefeitura prepara mais um abrigo emergencial na paróquia do bairro. Um senhor acamado precisou de resgate. Até o momento 35 moradores da Vila da Quinta foram resgatados pela Defesa Civil.
Temporal em outras regiões
O mau tempo causa problemas em outras partes do Rio Grande do Sul. Em Encruzilhada do Sul e Camaquã, casas ficaram destelhadas por conta da força do vento dos temporais.
Em Encruzilhada do Sul, há ocorrência de destelhamentos nas localidades de Vau dos Prestes e Abranjo. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Gilson Soares, estima que ao menos cinco casas ficaram destelhadas nas regiões. Equipes do órgão, no entanto, estão se deslocando para assistência e mais tarde haverá maiores informações sobre quantas residências de fato foram afetadas.