O WimBelemDon, projeto social que atua na zona sul de Porto Alegre, é a única entidade social do Estado a criar um fundo patrimonial filantrópico nos Estados Unidos em parceria com a BrazilFoundation, organização de referência sediada em Nova York que apoia projetos sociais brasileiros.
Com a criação do fundo, residentes nos Estados Unidos poderão fazer doações ao WimBelemDon, usufruindo dos benefícios fiscais oferecidos pela legislação norte-americana. Essa nova possibilidade abre portas para um público internacional que deseja contribuir para a transformação social no Brasil, especialmente em prol das crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto. As páginas do fundo, disponíveis em inglês (https://brazilfoundation.org/en/wimbelemdon-fund/) e português (https://brazilfoundation.org/fundo-wimbelemdon/), já estão abertas para doações.
O fundo foi lançado na última semana, onde também ocorreu a 21ª edição do New York Gala, evento anual da BrazilFoundation que celebra a filantropia brasileira. Este ano, o evento destacou as ações de apoio ao estado do Rio Grande do Sul durante a crise climática provocada pelas enchentes de maio.
CAPTAÇÃO
Segundo Cristiano Santarem, gerente de Comunicação do WimBelemDon, “o fundo é uma oportunidade ímpar que nos permitirá ampliar a captação de recursos, garantindo a continuidade e expansão do nosso trabalho com as crianças e adolescentes do extremo sul de Porto Alegre. Com o apoio da BrazilFoundation, conseguiremos alcançar doadores que compartilham nossa missão de transformar vidas por meio da educação e do esporte.” afirma o gerente.
Nos Estados Unidos, doações feitas à BrazilFoundation, uma organização com status 501(c)(3), são dedutíveis: indivíduos podem deduzir até 50% da renda bruta ajustada, enquanto empresas podem deduzir até 10% da renda sujeita a impostos. No Brasil, doações em reais também são facilitadas, com a BrazilFoundation emitindo recibos para empresas que podem deduzir até 2% do lucro operacional.
Essa iniciativa posiciona o WimBelemDon não apenas como um exemplo de impacto social local, mas também como uma entidade com potencial para engajar a comunidade global em sua missão de transformar vidas.