Em uma transformação significativa nas preferências de presentes para o Dia das Crianças, a bicicleta, que já foi o sonho de consumo de muitos pais na infância, está sendo substituída por itens tecnológicos, como videogames e créditos para jogos online. Essa é uma das principais descobertas de pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre em parceria com a Vitamina Pesquisa, que analisou o comportamento das famílias nessa data e como elas se organizam financeiramente.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o protagonismo da infância é uma característica marcante da nova geração de pais. “O desejo por itens tecnológicos reflete o nosso tempo, mas o varejo precisa ir além da oferta de produtos, promovendo experiências que conectem o digital com o analógico. Esse equilíbrio será essencial para o desenvolvimento saudável das crianças”, comenta.
O ticket médio dos presentes gira em torno de R$ 326,80, sendo que 36,1% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200, e 29,1% estão dispostos a desembolsar entre R$ 201 e R$ 500. O pagamento será feito, em sua maioria, via cartão de crédito parcelado (37,1%). A maioria dos consumidores comprará os presentes na semana que antecede o Dia das Crianças (43,7%), com uma parcela de jovens entre 18 e 24 anos se adiantando, realizando suas compras online com até um mês de antecedência (42,4%).
O Dia das Crianças, terceira data mais importante para o comércio, promete movimentar o varejo, enquanto as famílias buscam contrabalançar o presente ideal com as atividades comemorativas, como passeios e festas em família.
A PESQUISA
Quem presenteará | |
Presenteado | Percentual |
Filho | 51,3% |
Afilhado | 33,6% |
Sobrinho | 29,9% |
*Uma média de três crianças receberá presentes
Onde comprarão o presente | |
Local | Dado |
Pela internet | 34,8% |
Shopping | 30,5% |
Lojas de rua | 27,5% |