Após a chuva que atingiu Porto Alegre nesta madrugada, a cidade registra bloqueios no trânsito por conta de acúmulo de água ou queda de árvore, além de 19 semáforos fora de operação. As informações são da EPTC.
Pontos de acúmulo de água parcial:
Av. Sertório x Av. Rio São Gonçalo.
Av. Wenceslau Escobar 1286
Av. Érico Veríssimo x José de Alencar.
Ponto com bloqueio total por queda de árvore
Estrada João Antônio da Silveira 4573
A EPTC ressalta que é importante que a população informe as demandas pelo app 156+POA ou números 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão para orientar as ações de fiscalização e para que a prefeitura possa atender estas demandas.
Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC monitoram a circulação, orientam a população e, se necessário, realizam ajustes para minimizar os impactos no trânsito.
Nível do Guaíba em Porto Alegre
Após a chuva desta madrugada, o nível do Guaíba está em 1,90m na área da Usina do Gasômetro, se mantendo consideravelmente abaixo da cota de alerta (3,15m) e da cota de inundação (3,60m). Os dados pluviométricos foram divulgados nesta manhã pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana).
Bairros podem ter fornecimento de água afetado
O Dmae informa que registra falta de energia elétrica nas Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) Luzitana, Menina Alvira e Santa Rita. A concessionária responsável já foi acionada.
Por conta do problema, os bairros Auxiliadora, Boa Vista, Higienópolis, Passo D’Areia, São João, Cel. Aparício Borges e Hípica podem ter o fornecimento de água afetado.
Grande quantidade raios na madrugada
Uma grande quantidade de raios e trovoadas intensas fizeram grande parte de Porto Alegre acordar no meio da madrugada desta terça-feira. O som dos trovões impressionou com muitos raios atingindo a área da capital gaúcha entre 3h e 4h da manhã de hoje.
Desde o começo da madrugada desta terça-feira, fortes áreas de instabilidade estavam sobre o Centro e o Sul da Lagoa dos Patos. Com o passar das horas, a instabilidade forte gradualmente avançou para Norte até alcançar a região da capital por volta das 3h da manhã.
Como a MetSul Meteorologia vem alertando há dias, esta é uma semana de alto risco no Rio Grande do Sul com elevadíssima frequência de temporais e chuva com volumes excessivos a extremos em parte do estado.