Neste sábado, 21, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, mantém um olhar atento e individualizado para este grupo de colaboradores. A companhia emprega diretamente 1.971 pessoas com deficiência em seu quadro de aproximadamente 40 mil colaboradores. Além disso, outras 400 pessoas com deficiência são empregadas nas franquias da rede. Deste total, 200 estão lotados na região Sul do país, sendo que 82 estão no Rio Grande do Sul.
Entre suas pessoas colaboradoras estão Eduardo e Matheus, dois irmãos com deficiência, e que trabalham em diferentes unidades de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, como Atendentes de Restaurante.
Para a Arcos Dorados, além de incluir, é preciso ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência. Para isso, a companhia conta com a iniciativa “Inclusão Além da Cota”, que contempla uma série de ações afirmativas para apoiar a experiência desses profissionais na empresa, como, por exemplo, treinamento adaptado à condição de cada um, sem limite no tempo de aprendizagem.
O McDonald´s Brasil também dispõe de intérpretes de libras em todos os cursos, treinamentos e reuniões que tenham pessoas com algum tipo de deficiência entre os participantes, e todos os materiais de treinamento audiovisual e comunicação interna passaram a trazer a tradução em libras, incluindo planos de desenvolvimento para que pessoas surdas possam avançar em suas carreiras.
Fora essas iniciativas, a companhia busca proporcionar às suas pessoas um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor através de programas de saúde e bem-estar. Um desses programas é o McAmigo, onde os colaboradores têm o suporte telefônico gratuito de uma equipe de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, advogados, fisioterapeutas, pedagogos, entre outros, para tirar dúvidas e receber atendimento 24h por dia, todos os dias da semana. Já por meio do aplicativo Conexa, todos os funcionários podem ter acesso 100% gratuito a consultas online por videochamada com médicos e psicólogos.