Neste mês de setembro, a Vinícola Monte Astral e o restaurante Ostara celebram seu primeiro aniversário, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, autenticidade e alta qualidade. Localizado em Farroupilha, na divisa com Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, o complexo enoturístico se consolidou como referência para quem busca uma experiência única, em harmonia com os ciclos da natureza.
Para marcar a data, foi preparada uma programação para os dias 21 e 22 de setembro, coincidindo com o início equinócio de primavera de 2024 no Hemisfério Sul, que inclui o lançamento do menu de primavera e três novos rótulos, além de visita guiada e show de jazz. A Vinícola Monte Astral, liderada pelo casal Paulo Cesar e Fernanda Rutzen, adota a filosofia de vinhos naturais, possuem um vinhedo biodinâmico, produzindo vinhos com intervenção mínima que refletem as variações naturais de cada safra. Integrado à propriedade está o restaurante Ostara, com cardápio assinado pelo chef Raphael Dittrich, oferecendo uma culinária inspirada nos elementos da cultura gastronômica sulista, utilizando ingredientes sazonais.
NOME DO RESTAURANTE
O nome do restaurante homenageia a deusa nórdica da fertilidade, símbolo do renascimento e início de novos ciclos. “O equinócio de primavera nos convida a reconhecer o crescimento que ocorreu ao longo do último ano e a olhar para o futuro com expectativa e otimismo. Estamos ansiosos para celebrar este momento com todos que nos acompanharam nesta jornada”, destaca Fernanda.
Trazendo uma variedade de cores e texturas ao cardápio, o novo menu de primavera do Ostara destaca ingredientes como pancs, flores e vegetais frescos, além de carnes, peixes e frutos do mar de alta qualidade. A pesquisa e vasta experiência com fermentados também contribuem com sabor e técnica aos pratos.
Entre as criações estão: “Crocante de mandioca com pastrami da casa e aioli de missô de pinhão”, “Salada de beterraba fermentada com labneh de ovelha e vinagrete de uvaia”, “Nhoque de moranga cabotiá, molho de tomate rústico e espuma de parmesão”, “Robalo com glacê de kombu, farofa de pistache e boc shoi grelhada com limão siciliano”, e a sobremesa “Sorbet de butiá yatay, ganache de chocolate Magian Cacao e tuile de nuts”.
Tendo a natureza como guia, a vinificação natural da Vinícola Monte Astral oferece vinhos que mudam a cada ano, refletindo na garrafa o que a natureza entrega no terroir, contando a história da estação. Todos os vinhos são elaborados seguindo os preceitos da vinificação natural, aliados a técnicas e tecnologias de ponta, como o uso de tanques de concreto franceses, que ressaltam a mineralidade e a tipicidade de cada casta.
LANÇAMENTOS
Para marcar seu primeiro aniversário, a vinícola lança três novos rótulos: “Gamay Bojolé”, do francês Beaujolais, um vinho fino tinto seco Gamay 2024 (de corpo leve, taninos suaves e acidez equilibrada, com notas de frutas vermelhas e toque mineral); “Perfeição Dinâmica”, um vinho fino branco seco Chardonnay 2020 (fresco, com notas cítricas, leve passagem por barrica de carvalho francês e nuances adocicadas de baunilha e coco); e o “Sieben”, um vinho fino branco doce Riesling Renano 2024 (com aromas intensos de peras e maçãs e leve nuance herbácea e um equilíbrio delicado entre acidez e dulçor), elaborado com técnicas enológicas como a crioconcentração.
Para criar uma atmosfera especial durante a celebração, a trilha sonora nos dias 21 e 22 ficará a cargo do renomado pianista Luciano Leães, cuja carreira internacional sólida é reconhecida em festivais de jazz ao redor do mundo. Atuando no Sul dos Estados Unidos há quase uma década, Leães foi o primeiro brasileiro a se apresentar no prestigiado New Orleans Jazz Museum e teve a honra de abrir o show de Elton John em Porto Alegre, em 2013.