Petrobras lança edital de R$ 16 milhões para startups

Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) também podem participar da seleção

Crédito: Freepik

A Petrobras lança, na próxima terça-feira, 24, novo edital voltado para Startups, dentro do Programa Petrobras Conexões para Inovação. No valor de R$ 16 milhões, a seleção nacional, em parceria com o Sebrae, traz desafios nas áreas de transição energética e integridade de ativos. Ao final do processo, as empresas vencedoras podem receber valores de até R$ 1 milhão, para os desafios soft tech , como desenvolvimento de softwares , ou até R$ 2 milhões para os deep tech , para elaboração de hardware e materiais, por exemplo. As inscrições para o edital vão até 23 de outubro.

O objetivo do edital é permitir o desenvolvimento tecnológico de modelos de negócio com startups e fomentar a criação de empresas inovadoras no setor. Em contato com as áreas técnicas e de negócios, as pequenas empresas estarão imersas em grandes desafios da indústria e em cocriação de tecnologia de ponta.

“A Petrobras é uma das principais investidoras em inovação aberta do país, com cerca de R$ 54 milhões aportados no módulo Startups desde a sua criação em 2019. As empresas selecionadas recebem suporte financeiro e apoio do corpo técnico da Petrobras para teste e qualificação das soluções inovadoras e o projeto pode ser escolhido para uma etapa de implantação”, afirma a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

P&D

O módulo Startups nasceu para ser a ponte entre a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a chegada da tecnologia ao mercado mas tornou-se um processo de “Venture Building” , ou seja criação novos negócios inovadores. Além da cotitularidade dos produtos desenvolvidos, o grande ganho previsto para a Petrobras vem da implantação tecnológica, ou seja, de resolver o desafio proposto e perenizar a solução com fornecimento pleno.

Desde o início do módulo, há cinco anos, a Petrobras já estabeleceu parcerias com 53 startups de 10 estados. Ao todo são 63 projetos – algumas startups foram selecionadas em mais de um edital-  com taxa de continuidade, ou seja, novos contratos de P&D, fornecimento e investimento, de 30%, número muito acima da média de mercado. O percentual considera apenas os contratos celebrados com a Petrobras mas algumas startups já firmaram contratos com outras grandes empresas do setor. A Vidya e a Pix Force são exemplos. Atualmente, além de atender o mercado brasileiro, já exportam tecnologias desenvolvidas no âmbito do módulo Startups.

PIX Force

A PIX, com presença no Rio Grande do Sul, é uma startup especializada em soluções baseadas em visão computacional. A startup também abriu escritório em Houston e tem uma operação na Finlândia para atender a Europa.

“A empresa tem dois projetos de P&D com a Petrobras, focados em segurança do trabalho. “A participação no edital nos fez evoluir significativamente no posicionamento de mercado e a interação com os especialistas da empresa nos permitiu entender profundamente os desafios. Além disso, trabalhamos em estreita colaboração com o Sebrae para alinhar a solução às necessidades do mercado e do cliente. Esse processo de cocriação e validação foi essencial para desenvolvermos soluções, avalia Daniel Moura, CEO da PIX.

(*) com Agência Gov.Br