Assembleia realiza sessão solene alusiva à Revolução Farroupilha nesta terça-feira

Em razão da sessão solene não haverá votações em plenário.

A fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada, de 13 a 20 de setembro, com as cores verde, vermelho e amarelo, em alusão à Semana Farroupilha. | Foto: Fernando Gomes / ALRS

A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (17), sessão solene alusiva à Revolução Farroupilha, motivo pelo qual não haverá votações em plenário. No ano passado, em função das fortes chuvas que atingiram o Vale do Taquari, a homenagem ao evento histórico, do qual o Rio Grande do Sul foi palco de 1835 a 1845, não foi realizada.

Também conhecida como Guerra dos Farrapos, a mais longa rebelião do período regencial foi motivada pela insatisfação dos pecuaristas com os altos impostos cobrados sobre o charque, principal produto econômico da região. Liderada por Bento Gonçalves, Davi Canabarro e Bento Manuel Ribeiro, com o tempo, ganhou caráter separatista, abolicionista e republicano.

A cerimônia desta terça será realizada no Plenário 20 de Setembro e, além das autoridades convidadas, cada bancada da Casa poderá ocupar a tribuna para se manifestar sobre a data, conforme determina o Regimento Interno. Será a última sessão antes do primeiro turno das eleições. De acordo com deliberação do Colégio de Líderes, as sessões que ocorreriam de 18 de setembro a 3 de outubro foram canceladas. A retomada dos trabalhos em plenário será no dia 8 de outubro, com sessão ordinária deliberativa.

Acompanhe a sessão solene

A sessão solene desta terça-feira será transmitida, ao vivo, a partir das 14h, pela TVAL (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal e YouTube); pela Rádio AL e pelo Facebook.