Horário eleitoral ganha destaque na eleição de Porto Alegre

Apenas três candidatos têm direito à propaganda gratuita e fazem diferentes apostas

Foto: Pedro Piegas / CP Memória

As equipes dos três candidatos à prefeitura de Porto Alegre com direito a propaganda eleitoral gratuita na televisão estão apostando na força do meio de comunicação para chegar aos eleitores.

Programas bem editados, com muitas cenas de rua e interações com a população, que se mesclam com falas diretas dos candidatos e apresentação de propostas em diferentes áreas, integram a estratégia comum de Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT).

A grande diferença entre as peças é a cidade que aparece na propaganda de Melo e aquela dos programas de Rosário e Juliana. Nos momentos em que a Capital é retratada, o emedebista, que disputa a reeleição, aposta em cenários ensolarados e de cores vivas, apresenta uma Porto Alegre com obras em andamento em diferentes regiões, além de ônibus, prédios públicos e mobiliário urbano novos e limpos.

Já a candidata petista investe em cenas da cidade durante a enchente do mês de maio, e no período posterior, com manutenção dos alagamentos, lixo e entulhos pelas ruas.

Em falas de apoiadores ou peças gráficas, a propaganda afirma que a cidade mostrada por Melo não existe. A candidata do PDT também mostra as enchentes e suas consequências em diferentes bairros, além de situações de vulnerabilidade social. E faz uso do recurso de cenas em preto e branco para retratar os problemas que identifica na Capital.

Norteadas por medições constantes sobre a aceitação do eleitorado, as equipes dos três vêm também seguindo roteiros tradicionais e evitado, até aqui, os chamados ataques pesados. Rosário e Juliana fazem referência a ‘incompetência’ de Melo para tratar das enchentes, e a promessas não cumpridas tanto na questão da proteção, como em áreas como saúde e educação. O prefeito lança mão da ironia para se defender, usando bordões e cards como o que veicula a frase ‘Beijos de luz gurias’.

Sebastião Melo

Detentor de um espaço considerável – ele possui 5min36s em cada bloco de 10min da propaganda – o candidato do MDB já apresentou uma diversidade de jingles, recurso conhecido pela eficácia em fixar nomes, termos e números. Os de Melo destacam seu atual mandato e, sobretudo, o associam a trabalho, experiência e proximidade com o povo. Em alusão ao adereço que usa em parte das agendas, sua propaganda o identifica como ‘o homem do chapéu de palha’, tema de um dos jingles. E que lembra uma versão do ‘gringo que faz’, bordão que caiu no gosto popular em 2014, na campanha que elegeu o também emedebista José Ivo Sartori ao governo.

Maria do Rosário

Maria do Rosário, que possui 2min19s em cada bloco de 10min, vem mostrando sua trajetória política, com referências a ações e projetos, e se apresenta como ‘a prefeita da reconstrução’, remetendo à necessidade de propostas e eficiência, com frases como “Porto Alegre não precisa de promessas, precisa de um plano de ação.” A deputada federal também lembra sempre sua capacidade de articulação e proximidade com o governo federal. O apoio de lideranças políticas é outro destaque. Além do presidente Lula, já pediram voto para ela, na propaganda, Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont, José Fortunati, Manuela D’Ávila e Fernanda Melchionna.

Juliana Brizola

Juliana detém o menor tempo na propaganda: 2min09s em cada bloco de 10min. Em suas peças, ela assinala a palavra ‘confia’, e apresenta sua história e trajetória política, acrescidas de um item extra: o fato de ser neta de Leonel Brizola. O sobrenome ganhou destaque não apenas nas referências da pedetista, mas, ainda, no jingle da campanha e na veiculação de trechos de discursos antigos do próprio Brizola. Também está em evidência na TV a participação do vice, o deputado estadual Thiago Duarte (União Brasil), e sua formação. Há imagens de Duarte, que é médico, com estetoscópio no pescoço. E sua profissão tem servido para reforçar as propostas na área da saúde.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV começou em 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Além de dois blocos diários de 10 minutos cada (menos aos domingos), há inserções durante a programação. No total, Melo possui 1.650 inserções nos 35 dias da propaganda, Rosário tem 686 e, Juliana, 604. O tempo de cada um é definido conforme o tamanho das bancadas federais das siglas que integram suas coligações.

O QUE OS COORDENADORES PROJETAM

“O programa de TV para nós tem um valor muito grande. Temos a possibilidade de resgatar a memória do porto-alegrense sobre transformações que produzimos e, também, projetar o futuro. Pautamos sim a enchente, é um assunto importante da campanha, mas não só. Vamos seguir nesta batida, sempre de uma forma leve, clara, objetiva, sem ataques, que é o nosso jeito de fazer, e ponderando para o eleitor que de fato o Melo é a melhor alternativa para a cidade. A gente vem testando a aderência de nossos programas em pesquisas, naturalmente, e isso também faz com que entendamos que estamos no caminho certo.” Luiz Otávio Prates – coordenador de comunicação da campanha de Sebastião Melo.

“Os programas de TV e rádio são estratégicos. As inserções, com ainda maior relevância. A repetição é essencial para a fixação da ideia pelo eleitor. Fizemos uma primeira linha de peças mostrando a experiência da Maria e seus atributos. Na próxima etapa, há maior atenção do público, e focaremos ainda mais na visão de cidade e nas propostas. Em especial: as três novas policlínicas de especialidades, o aumento das equipes de saúde da família, o aumento do efetivo da guarda municipal em 50%, o uniforme escolar para 100% dos alunos da rede pública municipal e a resolução, de uma vez, da falta de vagas nas creches.” Halley Arrais – coordenador de marketing da campanha de Maria do Rosário.

“Quando se quer emitir mensagem para a massa, nada melhor do que a TV e o rádio, porque a mensagem realmente chega. Faz muita diferença, tanto é que, normalmente, as campanhas ficam em uma espécie de limbo inicial, e os ponteiros começam a girar mesmo a partir da segunda, terceira semana de rádio e TV. As pesquisas costumam questionar os eleitores sobre por onde eles se informam. Mas por onde eles são impactados, é outra história. A TV e o rádio são um canhão. A campanha em São Paulo, por exemplo, já evidenciou esta força da mídia off. Passamos a metade do pleito, e agora as pessoas começam a prestar mais atenção e decidir.” Tiago Brum – coordenador da campanha de TV e rádio de Juliana Brizola.

O QUE ELES JÁ PROMETERAM NA TV

 

  • Sebastião Melo (MDB)

– Ampliação de programa de microcrédito, apoiando pequenos negócios impactados pelas enchentes

– Ampliação de hubs comunitários de inovação

– Duplicação da avenida Protásio Alves no trecho até o Caminho do Meio

– Conclusão do projeto de duplicação da avenida Juca Batista entre a Hípica e o bairro Belém Novo

– Avançar na duplicação da Edgar Pires de Castro

– Construção do novo hospital materno-infantil Presidente Vargas na avenida Erico Verissimo

– Instalação de uma policlínica em cada região de saúde da cidade

– Liderar o projeto de duplicação do HPS

– Continuidade de projetos e obras já em andamento de reforço no sistema de proteção da cidade

– Ampliação das podas de árvores e simplificação do processo de solicitação e atendimento

  • Maria do Rosário (PT)

– Investimento maior em saneamento básico

– Recuperação de todo o sistema de proteção contra cheias

– Trazer de volta o DEP

– Potencialização do programa federal Minha Casa, Minha Vida, assegurando moradia para quem perdeu na enchente e para quem está em áreas de risco

– Ampliação de policlínicas e garantia de equipes de saúde da família em toda a cidade

– Zerar filas nas especialidades da saúde

– Criação da Casa do Empreendedor

– Garantia de auxílio financeiro e acesso fácil a crédito para micro e pequenos empreendedores

– Garantia de 100% de vagas em creches

– Avançar para fornecer café da manhã para crianças nas escolas, merenda e, aos que desejarem, almoço

  • Juliana Brizola (PDT)

– Manutenção das casas de bombas em funcionando

– Ampliação do sistema de proteção contra cheias

– Revisão total de diques e comportas

– Redução de 80% nas filas da saúde por meio do sistema de telemedicina

– Realização de mutirão de consultas e cirurgias para, em seis meses, zerar a demanda reprimida

– Realização de pregão eletrônico para otimizar compra de consultas de médicos que estão na periferia

– Concessão de R$ 50 milhões, com juros subsidiados, para empreendedores

– Implantação de um plano de recuperação de empresas por setores e regiões

– Zerar o déficit em creches

– Implantação de escolas em tempo integral