Mulheres são as que mais buscam descontos, revela Serasa Experian

Capacidade de pagamento da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é de até R$ 1 mil

Crédito: Divulgação/FCDL-RS

Mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto”, e compradores online, dos quais 59,6% têm propensão a usar cartão de crédito e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users). É o que revela levantamento da Serasa Experian para entender o perfil dos brasileiros por meio da área de Marketing Services, que considerou uma base de 186,9 milhões de CPFs.

Considerando o total de “caçadores de descontos”, o levantamento revelou que quase 20% pertencem à faixa-etária de 39 a 43 anos e, em relação ao gênero, 54,4% são mulheres e 44,9% homens. 86% dos consumidores pertencem às classe B (41%) e C (45%).

“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirma Lucas Mathias, gerente de Marketing Services da Serasa Experian.

Ainda de acordo com o estudo, a capacidade de pagamento, o valor máximo que o consumidor tem condição de se comprometer a pagar dentro do mês, da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é presumida em até R$ 1 mil. Deste perfil, 12% têm capacidade de pagar mais de 3 mil reais por mês. Na população brasileira a mesma faixa é de 6%.

Esse é um indicador econômico que auxilia no entendimento de como os consumidores são vistos pelo mercado credor brasileiro, que pode desenvolver estratégias para oferecer produtos adequados a cada perfil de cliente, apontando que mais de 80% têm recebe mensalmente três salários-mínimos.

Em relação à localidade dos consumidores, o estudo mostrou que, considerando a base pesquisada, aqueles que residem em Unidades Federativas (UFs) da região Sudeste são os mais propensos a buscar descontos, representando quase 70% dos 27 milhões de CPFs. Confira os detalhes no gráfico abaixo: