O policial militar Jardel Martins da Silva foi campeão na na 5.ª edição do Combate Tático Desarmado (CTD), realizada em Balneário Camboriú, em Santa Carina, no sábado.
Jardel é segundo-sargento e está lotado da Corregedoria-Geral. Ele também é instrutor de defesa pessoal nos cursos de formação da instituição.
O gaúcho garantiu o 1.o lugar na categoria até 85 quilos, representando a Brigada Militar em uma das maiores competições de combate policial do mundo.
“O Combate Tático Desarmado é fundamental para o policial, pois transporta a realidade enfrentada no dia a dia para o ambiente controlado de uma competição. Nessa arena, o operador de segurança pública tem a oportunidade de aplicar todo o seu treinamento e suas habilidades, visando superar seu oponente de forma estratégica e eficaz”, destaca Jardel.
No total, três militares da Brigada Militar participaram do torneio em diferentes categorias, o soldado Rafael Schimidt (40.o BPM) e o soldado Levi Panho (25.o BPM). O Combate Tático Desarmado está presente em mais de 70 países e utiliza o jiu-jitsu como principal modalidade. As lutas ocorrem em um tatame coberto de barro e pedras, e os participantes vestem coturno e uniforme militar, intensificando o desafio de aplicar as técnicas em situações que simulam condições reais de combate.
Neste ano, a competição se tornou internacional, tendo a presença de representantes da Força Aérea e da Special Weapons and Tactics (SWAT), dos Estados Unidos, e da Argentina.