Museu e Arquivo Histórico receberão recursos de R$ 770 mil para serem reabertos em Montenegro

Além da compra de mobiliário, a verba será utilizada na restauração de 35 móveis históricos e alguns livros, que fazem parte dos acervos

O dinheiro vem do Fundo de Recuperação de Bens Lesados | Foto: Samantha Sommer / Prefeitura de Montenegro / CP

A prefeitura de Montenegro conquistou recursos que somam R$ 770 mil que serão destinados às melhorias junto ao Museu Histórico Nice Antonieta Schüler e ao Arquivo Histórico Maria Eunice Kautzmann. O dinheiro vem do Fundo de Recuperação de Bens Lesados, do Ministério Público estadual.

Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro, Juciele Paz, o valor será empregado na compra de armários deslizantes, como o já utilizado na fototeca. “Além disso, foi cotada, dentro do projeto, a restauração de 35 móveis históricos e alguns livros, que fazem parte dos acervos dos dois espaços”, detalha.

Juciele explica que o projeto recebeu o apoio do Sistema Estadual de Museus e do Conselho Regional de Museologia, que emitiu nota técnica sobre intervenções de restauro e apontamentos em relação aos cuidados de conservação e armazenagem dos objetos, livros e documentos históricos. A próxima etapa é a assinatura de convênio para que o Município possa receber o dinheiro como um crédito especial.

O mobiliário será instalado no complexo da Estação da Cultura, para onde já foram levados os acervos do Museu e do Arquivo Histórico. “Se tudo der certo, o prazo de instalação é de até seis meses e, depois, já reorganizado, tanto o Museu quanto o Arquivo serão reabertos à comunidade”, projeta Juciele.