Purificadores portáteis de água são enviados para a região Norte do Brasil, castigada pela seca

Presidente Lula e autoridades federais sobrevoaram o Amazonas e anunciaram o envio dos purificadores

Presidente Lula visitou o Amazonas para conferir a situação da estiagem | Foto: Ricardo Stuckert/Governo federal/CP

A região Norte do Brasil, que enfrenta uma seca extrema, vai receber 150 purificadores de água portáteis para ajudar as comunidades afetadas. O anúncio foi feito pelo presidente Lula nesta terça-feira (10), durante uma visita ao Amazonas, acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e outros ministros. O presidente sobrevoou a região de Manaquiri (AM) e visitou uma comunidade indígena.

Os purificadores, doados por empresas privadas e produzidos pela startup paulista PWTech, fazem parte das medidas anunciadas pelo governo federal para amenizar a crise hídrica nos estados atingidos. Inicialmente, os equipamentos foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o município de Manaus (AM).

“Eu conheço o sofrimento das pessoas e sei o que a água não potável pode fazer com a saúde das crianças, mulheres e homens. Hoje, trouxemos purificadores de São Paulo para serem distribuídos nas comunidades, facilitando a distribuição de água limpa para até cinco mil pessoas em 24h”, declarou Lula.

“A falta de água potável é um grande problema diante do cenário de seca extrema. Com esses purificadores, moradores das regiões afetadas terão água de qualidade”, acrescentou Góes.

A severidade da seca tem dificultado o transporte de água para os municípios afetados, mas a doação dos purificadores promete atenuar essa dificuldade. Com tecnologia 100% brasileira, os equipamentos são capazes de purificar mais de cinco mil litros de água por dia.