Conselho Nacional de Recursos Hídricos é retomado pelo governo federal

Retorno ocorreu nesta terça-feira em reunião extraordinária no auditório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Secretário Giuseppe Vieira ressaltou que a retomada do conselho representa um momento marcante | Foto: Márcio Pinheiro/Governo federal/CP

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) teve a retomada anunciada nesta terça-feira (10) pelo governo federal. O retorno ocorreu no auditório da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Essa foi a 55ª reunião extraordinária do conselho, mas a primeira desde que o presidente Lula assinou o decreto, em 21 de março deste ano, que reestrutura o colegiado.

Representando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em missão com o presidente Lula no Amazonas devido à seca na Região Norte, o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, liderou a retomada do conselho. “É um momento marcante, pois se trata da instância máxima da gestão de recursos hídricos de nosso País. A retomada do conselho é extremamente importante por ser uma estrutura deliberativa para garantir o melhor caminho que as políticas públicas devem seguir com relação à preservação, bom uso e boa gestão dos recursos hídricos no País”, destacou.

“Foram empossados os 50 representantes do conselho, seja do MIDR, de outras pastas do Governo Federal, representantes dos conselhos estaduais de recursos hídricos, organizações sociais que atuam na área e usuários”, completou Vieira.

No conselho, são discutidas questões como a outorga de água, segurança de barragens, adaptação e mitigação com as mudanças climáticas, e como a escassez ou o excesso de água podem afetar as cidades.