Maior evento de confeitaria artesanal do Sul começa hoje em Canoas

Evento vai oferecer produtos e serviços da confeitaria artesanal

Foto: EBC

A segunda edição da ChocolaTCHÊ – Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul, realizada pelo Instituto Sul Doce, acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, para impulsionar a retomada, a valorização e a qualificação do setor. Maior evento no Sul do Brasil neste segmento, reúne as principais tendências e grandes nomes do mercado, fornecedores, aulas-show com culinaristas trazendo técnicas e experiências práticas em cozinha colaborativa, grade de mentorias e rodadas de negócio, além de uma programação especial de painéis com histórias de empreendedorismo e receitas para crescer como confeiteiro. Ingressos e informações oficiais podem ser obtidos pelo site: chocolatche.com.br.

Com o cenário do Estado, após as enchentes, foi escolhido como tema “Passos para Recomeçar – Lute como uma Confeiteira” e a cidade de Canoas, muito impactada com a tragédia, como a sede, simbolizando o foco na superação. Além disso, a ChocolaTCHÊ mobiliza doações para ajudar empreendedores diretamente afetados com as cheias. O mapeamento dos profissionais está sob condução da Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal. “Vamos fomentar a cooperação e continuar incentivando a cultura de parceria, como fizemos na edição de estreia. Há espaço para que todos cresçam e a união, especialmente agora, só nos fortalece”, destaca  a co-fundadora do Instituto Sul Doce, Mariane Rehm.


“Nosso segmento, tão importante na economia, é feito de micro e pequenos negócios. A maior parte é comandado por mulheres, que trabalham de casa mesmo, buscando a sua realização e independência. Temos o propósito de valorizar quem coloca a mão na massa e de conectar essas pessoas com mais oportunidades para evoluir. Especialmente em gestão empresarial e profissionalização, que são desafios no ramo da confeitaria artesanal”, explica a empresária.

DESTAQUES


Na feira, são mais de 20 marcas apoiadoras, que apresentam soluções e inovações em equipamentos e insumos. E diversas ativações de aprendizagem e relacionamento, como o Lounge #gostosoécrescerjunto – para proporcionar networking, parcerias e criatividade no empreendedorismo -, o espaço Instituto Sul Doce e a cozinha colaborativa – com extensa agenda de oficinas e workshops voltados a técnicas e modalidades como pasta americana, coberturas, tortas, cupcakes e personalizações em doces. Entre as novidades, um laboratório “mão na massa” junto com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e seu corpo docente ensinando sobre panificação e bolos. Na grade de mentorias para confeiteiros, serão abordados temas como gestão, produto e marca, em aulas para pequenos grupos com especialistas de cada área e imersão nas melhores práticas.

O propósito da ChocolaTCHÊ, desde a sua criação, é potencializar o poder transformador da confeitaria artesanal gaúcha. Por isso, em 2024 o apoio a iniciativas sociais foi ampliado. Entre elas, ingressos sociais, contemplando a visita de 30 jovens atendidos pelo Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato (ONG sediada no bairro Restinga em Porto Alegre), que se capacitam para ingressar neste mercado, e também a participação de alunos da APAE Porto Alegre. Ambos os grupos terão atividades exclusivas durante a programação, nos dois dias. Além disso, cerca de 80 confeiteiras atingidas pelas enchentes, cadastradas pela Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal, ganharam inscrição gratuita para o evento. Elas ainda receberão um conjunto de itens, entre produtos e materiais de trabalho, que está sendo chamado de “Kit Recomeço”.