Dados da economia dos EUA sinalizam tendências

Mercado aguarda números sobre trabalho e preços norte-americanos

Crédito: Freepik

O calendário econômico será movimentado também no exterior. Embora o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, tenha mudado o enfoque do mandato de política monetária para o mercado de trabalho, os investidores ficarão de olho nos dados de inflação ao consumidor na quarta-feira, 11, e de inflação ao produtor na quinta-feira, 12, nos EUA.

“É importante que o número venha em linha com o consenso e mantenha a narrativa de pouso suave da economia dos EUA. Número abaixo da previsão do mercado pode engatar a visão de uma aterrissagem forçada ou até de recessão, enquanto um número acima pode ensaiar um retorno da narrativa de estagflação, embora neste caso seja difícil acontecer”, comenta o analista da plataforma Investing.com, Leandro Manzoni.

O Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS) dos Estados Unidos informa o índice de preços ao consumidor (CPI) do mês de agosto. Na última semana, os dados de mercado de trabalho deram o tom das discussões sobre os cortes de juros esperados pelo Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos). Com a decisão do Federal Open Market Comittee (FOMC) do Fed chegando mais próxima, em reunião em 18 de setembro, as apostas por um corte de 0,25 ponto percentual aumentaram para 70% após a divulgação do payroll com dados abaixo do esperado.

O CPI será apresentado na quarta-feira, 11. enquanto o PPI terá seus dados conhecidos na quinta-feira, 12. Antes disso, na terça-feira, 10, os EUA assistirão o primeiro debate presidencial após o início da campanha à presidência de Kamala Harris.