A Trensurb informou que segue atuando na recuperação das cabines e subestações de energia afetadas pela enchente. Neste sábado, feriado de 7 de setembro, a companhia realizou a instalação dos cubículos com disjuntores para o sistema 3kVcc na Cabine Anchieta.
Conforme já havia sido anunciado pela companhia no início do mês, as peças foram adquiridas em uma parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e visam acelerar a retomada da operação plena da Trensurb. A solução permitirá a proteção elétrica do sistema e a identificação de falhas de maneira assertiva, limitando o impacto de uma falha a um trecho significativamente menor da ferrovia.
Com a solução, a empresa avança para restabelecer a operação do trecho entre a Estação Canoas até a Estação Farrapos, em Porto Alegre, prevista para iniciar em 20 de setembro.
Em coletiva realizada na última sexta-feira (6) para confirmar a data de retorno da operação em Porto Alegre, o diretor-presidente Ernani Fagundes reforçou o compromisso da Trensurb como empresa pública estatal, ressaltando o trabalho incansável dos metroviários em busca da operação plena de circulação dos trens.