O coordenador especial da Organização das Nações Unidas (ONU) de respostas à exploração e abusos sexuais, Christian Saunders, foi recebido pelo comandante do Comando Conjunto Sul da Operação Taquari 2, general Hertz Pires do Nascimento, em Porto Alegre. A reunião ocorreu na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, onde o oficial realizou uma apresentação sobre o trabalho das Forças Armadas e agências na operação de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Após a explanação, as autoridades participaram de um sobrevoo por áreas atingidas na tragédia, onde houve o arremesso de 15 mil sementes.
A atividade fez parte da agenda de compromissos de Saunders no Rio Grande do Sul, que tem o objetivo discutir e avaliar as medidas de prevenção e combate à exploração e abuso sexual em missões humanitárias. Na sexta, ele esteve com o vice-governador Gabriel Souza e depois visitou a cidade temporária montada no Vida Centro Humanístico, na zona Norte de Porto Alegre.
O representante da ONU destacou que a Operação Taquari 2 serve de exemplo para futuras ações em áreas de calamidade. Isso porque, na visão dele, há uma integração diferenciada no RS entre o trabalho do Exército Brasileiro, agências civis e órgãos governamentais no socorro às vítimas do dilúvio.