Estação de Tratamento de água Moinhos de Vento é paralisada para conclusão de serviço emergencial

A expectativa é de que o fornecimento de água seja normalizado ao longo desta segunda-feira

Se houver desabastecimento de água, a situação deverá ser normalizada durante a noite - Foto: Guilherme Almeida / CP

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento será paralisada na noite deste domingo, 25, para a conclusão de serviço emergencial que afeta o fornecimento de água em parte dos bairros Centro Histórico e Floresta. Desde o sábado, 24, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explorou, sem sucesso, as demais alternativas para o reparo de uma adutora de 300 milímetros na rua Garibaldi.

A paralisação da ETA foi deixada como última possibilidade em razão da concentração de estabelecimentos de serviços essenciais na área atendida pela Estação. Nesta segunda-feira, 26, caminhões-pipa fornecidos pelo Dmae atenderão demandas urgentes – como, por exemplo, a de hospitais. A previsão é que a retomada do tratamento e distribuição aconteça ao longo do dia.

Bairros abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento – Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Retorno da água – Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.